quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Preparando a apresentação. Juntei uma boa quantidade de material. E agora?

Na postagem anterior, discutimos sobre a coleta de material para a preparação da apresentação. Agora, vamos dar mais um passo nesse sentido.

Se você já tem uma boa quantidade de material, agora você deve estudar esse material, não para decorá-lo, mas para compreendê-lo e para formar suas próprias ideias sobre o assunto que você vai abordar.

À medida que você vai tomando mais e mais conhecimento com o assunto, você deve ir organizando a sua apresentação.

Como eu faço isso?
Procure ver sobre quais partes do tema você deve falar primeiro e quais partes você vai deixar para falar mais no final da palestra ou da apresentação.

Mas que critérios eu adoto para decidir isso?
No começo, você vai falar do que é mais fácil de ser entendido, para ir abordando os assuntos mais difíceis ao longo da apresentação. Isso se chama critério pedagógico.

Mas você pode contar uma história em que você vá encaixando as informações que você quer passar ao seu público. Nesse caso, você pode adotar o critério cronológico: o que aconteceu primeiro, o que veio depois e assim por diante.

Mas você pode ainda contar um fato e depois explicar o que quais foram os eventos que levaram àquele resultado.

Como você pode ver, há uma variedade de formas de organizar uma apresentação. Você deve optar por uma delas e ir arranjando a sua fala de forma que ela tenha um começo, um meio e um fim.

Minha sugestão e que você, à medida que for estudando o material coletado, vá  fazendo anotações, por exemplo, em tirinhas de papel. Fica fácil de você ir colocando essas tirinhas na ordem que você escolheu para sua palestra.


Como exemplo de como fazer um roteiro inicial, veja a figura abaixo. Se eu tivesse que fazer uma palestra sobre o tema “Escrever e ser entendido”, provavelmente eu começaria o meu trabalho fazendo um roteiro como esse.
É claro que esse é apenas um exemplo e que você pode fazer melhor, por exemplo, utilizando post its, ou tiras de papel cortadas com uma tesoura. Não importa. O importante é que você entenda o que eu chamo de roteiro inicial, e que você perceba que, se eu quiser, com muita facilidade, posso mudar a ordem dos tópicos que eu criei, com base material que eu coletei.

Quando você tiver a certeza de que tem material suficiente, e que acertou a ordem desejada para abordar os assuntos, escreva um roteiro definitivo da sua fala. 

Ele será parecido com o roteiro inicial, isto é, será construído em tópicos. Mas desta vez, não em tiras de papel, mas numa folha, pois é definitivo.

Perceba que isso pode levar algum tempo, às vezes alguns dias. Não importa. O que conta é que enquanto você vai elaborando esse trabalho, você estará estudando seu tema, melhorando seu conhecimento sobre ele e ganhando confiança para apresenta-lo com segurança.

Veja que até aqui não falamos em Powerpoint. Acontece que há pessoas que quando precisam preparar uma palestra vão diretos para frente do computador e começam a montar o que costumam chamar de apresentação, já no Powerpoint.

Dessa forma, o que fazem é transformar seus slides em roteiro inicial, ou já num roteiro final.

Penso que os Slides do Powerpoint são apenas um material de apoio. São muito importantes, mas devem ser tratados apenas como material de apoio, porque o mais importante é a sua fala, isto é, aquilo que você preparou para dizer. É a mensagem que você irá transmitir ao seu público. 

Se para isso você precisa de alguma figura, ou de algum gráfico, ou de alguma relação, ou ainda de algum texto, então você o apresenta em um ou alguns slides do Powerpoint.

O Powerpoint não deve ser o seu roteiro. Muito menos o texto da sua palestra, que você vá ler para o seu público. Isso não funciona. Isso torna sua apresentação chata e cansativa, porque ao ler o slide, você ficará de costas para o seu público. 

Mas o Powerpoint será assunto de futuras postagens. 

Nesta, o que eu quero que você perceba é a importância de você estudar bem o material coletado e organizar sua fala de maneira lógica.

Enquanto você estiver preparando esse primeiro roteiro, esse roteiro inicial, pense na sua plateia e se pergunte a cada tópico:

- Isso é importante para os que estarão sentados para me ouvir?

- É interessante para eles?

- Vai trazer novidade para o meu público?

- Vai ser útil para a vida dele?

- Vai lhes trazer benefícios?

Tenha em mente que sua apresentação tem dois componentes muito importantes, nessa ordem:
- O primeiro é o seu público.
- O segundo é a mensagem que você vai transmitir, o conhecimento que você vai passar.

Dessa forma, você tem tudo para preparar uma boa palestra, uma boa apresentação.

Por agora, ficamos por aqui. Deixe o seu comentário, faça perguntas. Eu terei imensa satisfação em responder.

Um grande abraço, Até a próxima postagem e fique com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário