quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

O roteiro está completo. Qual a próxima etapa? Vamos falar da primeira impressão?

Agora, que você já coletou material suficiente, estudou esse material e elaborou o seu roteiro inicial, é hora de pensar em como vai iniciar sua palestra.

Acho que você já ouviu a afirmação de que “a primeira impressão é a que fica”. Não sei se ela é absolutamente correta, mas uma coisa é certa: se a primeira impressão for negativa, vai ser difícil de ser modificada.

Então, pense no início da sua palestra. Prepare-o com carinho. Anote-o no seu roteiro para evitar que você se esqueça de falar. O início da fala é um momento crítico, porque você ainda está vencendo o, normalíssimo, nervosismo inicial.

Uma palestra, uma apresentação, deve ser encarada como uma conversa. Qual a primeira coisa que fazemos quando nos aproximamos de uma pessoa para conversar? Em qualquer encontro, a primeira coisa que fazemos é, sem dúvida, cumprimentar a pessoa com quem vamos falar. Na palestra essa deve ser, também, a primeira coisa a ser feita.

Procure lembrar-se de uma conversa que você manteve com alguém e que deixou você feliz, já de início. Provavelmente essa pessoa chegou até você e lhe disse algo como: - Olá! Como vai? - Que bom ver você! - Você está muito bem! - Estou muito alegre por encontrar você e poder conversar!

Se você se sente bem com esse tipo de acolhimento, certamente as demais pessoas também se sentirão.
Lembre-se de sorrir. O sorriso causa uma boa impressão: a impressão de simpatia e de segurança (mesmo que essa segurança não seja 100% verdadeira – só você sabe disso).

Portanto, comece a sua apresentação sorrindo, cumprimentando as pessoas e falando da alegria e da honra que sente ao falar para elas. Agradeça por estarem ali. Elogie, sinceramente, a cidade, ou a entidade de que elas fazem parte.

Caso haja na plateia, e você saiba, autoridades do local, da entidade ou empresa em que você está, é aconselhável que você comece o cumprimento citando o nome dessas pessoas. Cite pelo menos de duas ou três delas, da mais graduada para a menos graduada, e em seguida, cumprimente o público como citamos acima.

Depois, se não houve alguém que apresentasse você, apresente-se, dizendo, em poucas palavras, seu nome e as credenciais que lhe capacitam a estar ali para falar com eles. Mas cuidado: sua apresentação não deve se muito detalhada, nem muito longa, para evitar a impressão de que você se está auto enaltecendo (se vangloriando de seus feitos ou de sua posição social). Entretanto, essa apresentação é necessária para que saibam quem é você, e que você tem “competência” para falar sobre o assunto que irá abordar.

Terminando de cumprimentar o público e de se apresentar, é momento de você iniciar a abordagem do seu tema. A sua palestra, propriamente dita. Esse é o momento de você atrair a atenção do público para o seu tema. Por isso deve ser pensado com antecedência e bem preparado.

Algumas sugestões de como começar. Você pode usar uma, ou mais, delas:
- Comece dizendo sobre o que vai falar. Em uma frase, ou duas, resuma o seu tema.
- Apresente uma pergunta, sobre o tema, que você vai responder no decorrer da apresentação.
- Conte uma história, ou um caso, que tenha relação com o que vai abordar e, a partir daí, alinhave sua palestra, retornando à história algumas vezes durante a fala.
- Conte um fato bem humorado.

Mas atenção: não se aconselha que, no início da palestra, ou apresentação, sejam contadas piadas. Há vários motivos para isso. Vamos enumerar alguns:
- Uma piada pode melindrar, ou ofender, alguma pessoa da plateia.
- Pode ser conhecida ou ser considerada sem graça pelas pessoas. Com que cara você vai ficar, se ninguém rir da piada?
- Pode ser muito engraçada e algumas pessoas da plateia podem não parar mais de rir, ou voltar a rir no meio da sua fala, porque se lembraram da sua piada.
- Pode levar as pessoas a considerarem que você carregue algum preconceito. Então, porque arriscar?

Mas qual a diferença entre uma piada e um fato bem humorado?

As piadas são, habitualmente, sobre outras pessoas. O fato bem humorado deve ser sobre você mesmo. Você pode citar algo que lhe aconteceu e que, no momento, lhe fez passar maus bocados, mas que depois fez você rir de si mesmo. Esse método costuma identificar o palestrante com sua plateia, o que facilita a comunicação.

Outra atitude a ser evitada no início de uma palestra é a abordagem de temas polêmicos. O fato de o tema ser polêmico, já sugere na plateia há pessoas que tem a mesma opinião que você e pessoas que pensam radicalmente diferente.  No início da palestra, não fale, por exemplo, sobre política ou sobre seu time de futebol preferido. Isso pode causar uma rejeição, por parte da plateia, que irá resultar num “ruído na comunicação”.

Tomando esses cuidados, fazendo um primeiro contato atraente, você estará com meio caminho andado. Depois, é só continuar apresentando o tema que lhe foi proposto, que foi objeto de pesquisa, de estudo, que você preparou e treinou cuidadosamente. Com certeza sua apresentação será um sucesso.

Sobre os “ruídos na comunicação”, como o citado acima, falaremos deles numa futura postagem.

Por hoje ficamos por aqui. Obrigado pela sua atenção. Um grande abraço e fique com Deus.

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