Agora, que
você já coletou material suficiente, estudou esse material e elaborou o seu
roteiro inicial, é hora de pensar em como vai iniciar sua palestra.
Acho que
você já ouviu a afirmação de que “a primeira impressão é a que fica”. Não sei
se ela é absolutamente correta, mas uma coisa é certa: se a primeira impressão
for negativa, vai ser difícil de ser modificada.
Então, pense
no início da sua palestra. Prepare-o com carinho. Anote-o no seu roteiro para
evitar que você se esqueça de falar. O início da fala é um momento crítico,
porque você ainda está vencendo o, normalíssimo, nervosismo inicial.
Uma
palestra, uma apresentação, deve ser encarada como uma conversa. Qual a
primeira coisa que fazemos quando nos aproximamos de uma pessoa para conversar?
Em qualquer encontro, a primeira coisa que fazemos é, sem dúvida, cumprimentar
a pessoa com quem vamos falar. Na palestra essa deve ser, também, a primeira
coisa a ser feita.
Procure lembrar-se
de uma conversa que você manteve com alguém e que deixou você feliz, já de
início. Provavelmente essa pessoa chegou até você e lhe disse algo como: - Olá!
Como vai? - Que bom ver você! - Você está muito bem! - Estou muito alegre por encontrar
você e poder conversar!
Se você se
sente bem com esse tipo de acolhimento, certamente as demais pessoas também se
sentirão.
Lembre-se de
sorrir. O sorriso causa uma boa impressão: a impressão de simpatia e de
segurança (mesmo que essa segurança não seja 100% verdadeira – só você sabe
disso).
Portanto,
comece a sua apresentação sorrindo, cumprimentando as pessoas e falando da
alegria e da honra que sente ao falar para elas. Agradeça por estarem ali.
Elogie, sinceramente, a cidade, ou a entidade de que elas fazem parte.
Caso haja na
plateia, e você saiba, autoridades do local, da entidade ou empresa em que você
está, é aconselhável que você comece o cumprimento citando o nome dessas
pessoas. Cite pelo menos de duas ou três delas, da mais graduada para a menos
graduada, e em seguida, cumprimente o público como citamos acima.
Depois, se não
houve alguém que apresentasse você, apresente-se, dizendo, em poucas palavras,
seu nome e as credenciais que lhe capacitam a estar ali para falar com eles. Mas
cuidado: sua apresentação não deve se muito detalhada, nem muito longa, para
evitar a impressão de que você se está auto enaltecendo (se vangloriando de
seus feitos ou de sua posição social). Entretanto, essa apresentação é necessária
para que saibam quem é você, e que você tem “competência” para falar sobre o
assunto que irá abordar.
Terminando
de cumprimentar o público e de se apresentar, é momento de você iniciar a
abordagem do seu tema. A sua palestra, propriamente dita. Esse é o momento de
você atrair a atenção do público para o seu tema. Por isso deve ser pensado com
antecedência e bem preparado.
Algumas
sugestões de como começar. Você pode usar uma, ou mais, delas:
- Comece
dizendo sobre o que vai falar. Em uma frase, ou duas, resuma o seu tema.
- Apresente
uma pergunta, sobre o tema, que você vai responder no decorrer da apresentação.
- Conte uma
história, ou um caso, que tenha relação com o que vai abordar e, a partir daí, alinhave
sua palestra, retornando à história algumas vezes durante a fala.
- Conte um
fato bem humorado.
Mas atenção:
não se aconselha que, no início da palestra, ou apresentação, sejam contadas piadas.
Há vários motivos para isso. Vamos enumerar alguns:
- Uma piada
pode melindrar, ou ofender, alguma pessoa da plateia.
- Pode ser
conhecida ou ser considerada sem graça pelas pessoas. Com que cara você vai
ficar, se ninguém rir da piada?
- Pode ser
muito engraçada e algumas pessoas da plateia podem não parar mais de rir, ou
voltar a rir no meio da sua fala, porque se lembraram da sua piada.
- Pode levar
as pessoas a considerarem que você carregue algum preconceito. Então, porque
arriscar?
Mas qual a
diferença entre uma piada e um fato bem humorado?
As piadas são,
habitualmente, sobre outras pessoas. O fato bem humorado deve ser sobre você
mesmo. Você pode citar algo que lhe aconteceu e que, no momento, lhe fez passar
maus bocados, mas que depois fez você rir de si mesmo. Esse método costuma
identificar o palestrante com sua plateia, o que facilita a comunicação.
Outra
atitude a ser evitada no início de uma palestra é a abordagem de temas
polêmicos. O fato de o tema ser polêmico, já sugere na plateia há pessoas que
tem a mesma opinião que você e pessoas que pensam radicalmente diferente. No início da palestra, não fale, por exemplo, sobre
política ou sobre seu time de futebol preferido. Isso pode causar uma rejeição,
por parte da plateia, que irá resultar num “ruído na comunicação”.
Tomando
esses cuidados, fazendo um primeiro contato atraente, você estará com meio
caminho andado. Depois, é só continuar apresentando o tema que lhe foi
proposto, que foi objeto de pesquisa, de estudo, que você preparou e treinou cuidadosamente.
Com certeza sua apresentação será um sucesso.
Sobre os “ruídos
na comunicação”, como o citado acima, falaremos deles numa futura postagem.
Por hoje
ficamos por aqui. Obrigado pela sua atenção. Um grande abraço e fique com Deus.
Não deixe de
fazer o seu comentário, a sua crítica ou de apresentar suas dúvidas. Será um
prazer responder.
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