segunda-feira, 16 de março de 2015

Como não esquecer o que temos que falar?

Como fazer para lembrar tudo o que deve ser dito na apresentação? Como não nos esquecermos de alguma coisa importante?

Para fazermos uma boa apresentação, uma boa palestra, precisamos preparar um bom roteiro. Um roteiro que seja fácil de consultar e que nos mantenha no curso da nossa apresentação.


Vamos escrever tudo o que iremos dizer?


Não. Essa não é uma boa prática, pois o texto ficaria muito longo e teríamos a tentação de ler o que foi escrito. O resultado disso seria uma apresentação extremamente cansativa, que comunicaria muito pouco.


Então, o que deve conter esse roteiro?

1. Deve começar pelo começo.
Se não anotarmos que devemos nos apresentar, cumprimentar e elogiar o público, poderemos nos esquecer até de dizer nosso nome, por causa do nervosismo natural do início da fala. Se isso acontecer, bom início que preparamos ficará perdido.

2. Precisa estar organizado de forma pedagógica.

Começando pelos assuntos mais simples, depois tratando dos mais complicados.

3. Deve trazer os ganchos que pretendemos utilizar para cada tópico.


4. Finalmente, deve ter o final memorável que planejamos.


Como devemos fazer o roteiro?
  • Podemos utilizar cartões, folhas de sulfite ou mesmo folhas de caderno.
  • Durante a apresentação ele poderá ficar sobre uma mesa, uma estante, ou mesmo poderemos segurá-lo nas mãos.
  • O importante é que possamos consultá-lo quando formos passar para o próximo assunto.
  • As letras devem ser grandes o suficiente para que possamos ler com facilidade.
  • Os cartões ou as folhas precisam ser números, pois pode ocorrer de caírem ou serem misturadas por um ventilador (já presenciei palestrantes desesperados, tentando colocar seus cartões, sem números, em ordem, depois de um “acidente” desses).
  • Vejamos um exemplo:
Figuras 1 a 3: Cartões, folhas de sulfite, folhas de caderno

Se fôssemos dar uma palestra sobre “como escrever melhor” poderíamos fazer este roteiro:

Palestra: “Como escrever melhor”.


- Apresentação do palestrante,

Nome, formação acadêmica, experiência na área;

- Início: O assunto que iremos abordar é: Como escrever melhor;

Gancho: Você já pensou que quem não escreve bem pode perder oportunidades por não ser transmitir o que pensou?
Comentar: muitas pessoas escrevem sem se preocupar com quem vai ler;
É preciso planejar o que vamos escrever;

- Elementos da comunicação:

Gancho: Será que alguém escreve um email para que ninguém leia?
Comentar: Se eu escrevo, espero que alguém específico leia e faça o que eu pedi;
Remetente;Destinatário; Mensagem (meu email); Resposta;
Gancho: Se eu escrevo em russo, será que meu destinatário vai entender?
Comentar: Código (português);
Gancho: Você já viu um piá empinando uma pandorga?
Comentar: para os gaúchos: piá = menino, pandorga = pipa (de empinar com linha – sem cerol);
Ruído (tudo o que atrapalha a comunicação):
Ruído Físico: letras muito pequenas, deficiência visual, etc.;
Ruído Psicológico: faltou um “por favor”, "por gentiliza" ou “muito obrigado”;
Ruído Cultural: Repertório (o exemplo que vimos do piá);

- Objetivos da comunicação:

Gancho: ...
Comentar: ...

- (Próximos tópicos):

Ganchos: ...
Comentar: ...

- Final: vimos como é importante escrever bem;
  • Aprendemos que a comunicação tem elementos que precisam ser considerados;
  • Percebemos que precisamos estar atentos aos ruídos da comunicação;
  • “Espero que você possa utilizar o que refletimos hoje e que seja bem sucedido, quando tiver que deixar uma mensagem escrita, seja um email, um bilhete, uma carta ou um livro”;
  • “Gostaria de lhe dar os parabéns pelo interesse em aprender mais sobre comunicação e agradecer a você, pelo carinho da sua atenção”.

Vejamos nas figuras como ficaria o nosso roteiro em cartões ou em folhas de papel.

Figura 4: Cartão 1 (Cue card)  roteiro de palestra - Início.


Figura 5: Cartão 2 (Cue card)  roteiro de palestra

Figura 6: Cartão 3 (Cue card)  roteiro de palestra - Final.

Figura 7: folha 1 de papel, caderno ou sulfite - roteiro de palestra - Início


Figura 8: folha 2 de papel, caderno ou sulfite - roteiro de palestra


Figura 9: folha 3 de papel, caderno ou sulfite - roteiro de palestra - Final

Parece que isso basta para esta postagem.

Parabéns pelo seu interesse em aprender mais sobre comunicação. Espero ter contribuído para que sua próxima apresentação seja mais tranquila.

Obrigado por ter tido a paciência de ler até aqui.

Se você gostou, compartilhe com seus amigos. 

Se tiver alguma crítica ou pergunta a fazer, envie uma email para sergiopfsjc@yahoo.com.br, ou deixe um comentário abaixo.

Grande abraço e fique com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário