quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Comunicação: alguns conceitos que serão úteis!

Em nossa última “conversa”, falamos sobre a importância de despertar interesse no público, causar uma boa “primeira impressão”, fazendo com que haja atenção ao que se tem a dizer. Isso será conseguido, preparando-se bem o início da apresentação.

Embora não tenhamos comentado, essa primeira parte é muito curta, não devendo passar de dois ou três minutos.

Na postagem de hoje, vamos refletir sobre um assunto que é ponto chave na nossa temática.

Vamos tratar da “comunicação”.

Afinal, qual é o significado da palavra comunicação?

O verbo comunicar vem do latim: comunicare, que significa tornar comum. Mas tornar comum o que? No nosso caso, tornar comum o nosso conhecimento sobre um determinado assunto, por meio de uma apresentação.

Então esse é o objetivo da comunicação? Tornar uma ideia, um pensamento, um conhecimento comum? Correto.

E quais são os componentes da comunicação? Que dinâmicas estão envolvidas? A comunicação, numa palestra, numa apresentação ou numa aula, é uma via de mão única? Uma pessoa fala e as outras ouvem passivamente, gravando o que está sendo dito? Ou será uma via de mão dupla, em que uma pessoa fala e as outras dão suas respostas?

Embora possa parecer uma via de mão única, eu garanto que não é! Sempre há, e sempre haverá, uma resposta por parte daqueles que ouvem. Eventualmente, essa resposta é apresentada verbalmente, na forma de uma pergunta, ou de um questionamento, mas o que geralmente ocorre, é uma resposta silenciosa, que o palestrante vai percebendo nas expressões faciais e nos gestos dos ouvintes. 

Essa resposta pode ser: estou entendendo ou não estou entendendo, concordo ou discordo, estou gostando ou estou ficando desinteressado, e outras que a experiência vai permitindo que a gente perceba.

Quais são os componentes da comunicação?

1 – A MENSAGEM é o primeiro componente. Ela é formada pela ideia que se quer transmitir e o meio que se usa para fazê-lo. No nosso caso, a ideia é o conhecimento que será transmitido e o meio serão as palavras utilizadas para isso.

2 – O EMISSOR da mensagem é o segundo componente, no caso o palestrante, ou seja, aquele que fala.

3 – O RECEPTOR é o terceiro componente, no nosso caso, o público. Veja que coloquei no singular: “o receptor”, porque uma palestra, uma apresentação, é uma conversa, um bate-papo. O palestrante não estará falando para um grupo. Estará falando para cada um do grupo, individualmente. Percebe a diferença? Por isso devemos evitar de nos referirmos ao público no plural. Devemos dizer “você”, não “vocês”, “o senhor, a senhora”, e não “os senhores, as senhoras”.

4 – A RESPOSTA (também conhecida como feedback) é o quarto componente. Como dissemos acima, é a via de retorno daquilo que o palestrante transmite, revelada pela expressão de cada ouvinte, pelas perguntas, pelos questionamentos, pela interação da plateia com o apresentador (ou palestrante) e com a apresentação (ou palestra).

Você pode imaginar qual seja o próximo componente da comunicação? Vamos ver se você acertou!

5 – O RUÍDO é o próximo componente. Mas, de que ruído estamos falando? Se a apresentação for feita numa sala de reuniões, fechada e silenciosa, poderá haver ruído? Sim, poderá haver ruído, pois esse termo não se refere, exclusivamente ao “barulho” que o local possa apresenta, vai muito além.

Definimos ruído tudo aquilo que interfere e atrapalha a comunicação. Portanto, há diversos tipos de ruído. Vamos ver cada um deles?

Izidoro Blikstein, no livro “Técnicas de Comunicação Escrita”, relaciona três tipos de ruído: o ruído físico, o psicológico e o cultural.

5.1 – RUÍDO FÍSICO. Esse é fácil! Trata-se do barulho, propriamente dito. Um ventilador desbalanceado, o aparelho de ar condicionado, o trânsito das proximidades, pessoas conversando no corredor, e outros que podem ser enumerados.

Mas o ruído físico pode ser também de outro tipo, como a temperatura desagradável do local, muito calor ou muito frio, o cansaço, alguma deficiência auditiva, o volume de voz muito baixo, ou muito alto, equipamento de som (caso esteja sendo usado) mal regulado ou com defeito, conversas paralelas. Tudo isso pode ser considerado ruído físico.

5.2 – RUÍDO PSICOLÓGICO. Esse ruído pode ter início numa “primeira impressão” ruim (por isso quisemos tratar desse assunto na postagem anterior). Então, para evitar esse ruído, e preciso que estejamos atentos à forma como as pessoas irão nos ver já no momento em que nos dirigirmos à frente. 

Se formos falar para diretores de uma empresa, que trabalham de termo e gravata, deveremos usar também terno e gravata. Se formos falar para os operários da fábrica, é melhor que estejamos de roupas menos formais. É aconselhável que, mesmo fazendo uma apresentação ou palestra em ambiente isento de formalidade, não usemos uniforme de time de futebol, pois a rivalidade que existe entre torcedores de diferentes times, irá causar uma barreira, um ruído psicológico. 

Pense bem: nós nos sentimos melhor conversando com pessoas iguais a nós. O nosso público também. Então, procuremos fazer com que ele se identifique conosco.


5.3 – RUÍDO CULTURAL. Não sei se já aconteceu com você, mas eu já assisti a uma palestra em que o comunicador usou um vocabulário tão rebuscado, que eu (e com certeza a grande maioria do público) saí de lá sem entender o que ele quis transmitir. Eu perdi o meu tempo e ele também. Para evitar o ruído cultural, temos que estar atentos para utilizar termos e palavras que sejam de fácil compreensão. Palavras técnicas só devem ser utilizadas para públicos que as conheçam. Palavras estrangeiras devem ser evitadas. Caso sejam necessárias, devem ter o seu significado esclarecido. É preciso, também, evitar palavras que possam ter duplo sentido.

Resumindo o que dissemos até aqui:

A apresentação precisa ter um começo bem preparado para resultar numa boa primeira impressão.

Ela será uma comunicação e, portanto, será uma via de mão dupla.

Terá por objetivo tornar comum uma ideia, por meio de uma mensagem.

Nessa comunicação, estarão presentes o emissor, o receptor e a mensagem. Ela sempre irá gerar uma resposta e poderá sofre a interferência dos ruídos. O ruído físico, o cultural e o psicológico.

Por agora basta. Deixe o seu comentário, faça perguntas. Eu terei imensa satisfação em responder.


Um grande abraço, Até a próxima postagem e fique com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário