Em nossa última “conversa”, falamos sobre a importância de despertar
interesse no público, causar uma boa “primeira impressão”, fazendo com que haja
atenção ao que se tem a dizer. Isso será conseguido, preparando-se bem o início
da apresentação.
Embora não tenhamos comentado, essa primeira parte é muito
curta, não devendo passar de dois ou três minutos.
Na postagem de hoje, vamos refletir sobre um assunto que é
ponto chave na nossa temática.
Vamos tratar da “comunicação”.
Afinal, qual é o significado da palavra comunicação?
O verbo comunicar vem do latim: comunicare, que
significa tornar comum. Mas tornar comum o que? No nosso caso, tornar comum o
nosso conhecimento sobre um determinado assunto, por meio de uma apresentação.
Então esse é o objetivo da comunicação? Tornar uma ideia, um
pensamento, um conhecimento comum? Correto.
E quais são os componentes da comunicação? Que dinâmicas
estão envolvidas? A comunicação, numa palestra, numa apresentação ou numa aula,
é uma via de mão única? Uma pessoa fala e as outras ouvem passivamente,
gravando o que está sendo dito? Ou será uma via de mão dupla, em que uma pessoa
fala e as outras dão suas respostas?
Embora possa parecer uma via de mão única, eu garanto que
não é! Sempre há, e sempre haverá, uma resposta por parte daqueles que ouvem.
Eventualmente, essa resposta é apresentada verbalmente, na forma de uma
pergunta, ou de um questionamento, mas o que geralmente ocorre, é uma resposta
silenciosa, que o palestrante vai percebendo nas expressões faciais e nos
gestos dos ouvintes.
Essa resposta pode ser: estou entendendo ou não estou
entendendo, concordo ou discordo, estou gostando ou estou ficando
desinteressado, e outras que a experiência vai permitindo que a gente perceba.
Quais são os componentes da comunicação?
1 – A MENSAGEM é o primeiro componente. Ela é formada pela
ideia que se quer transmitir e o meio que se usa para fazê-lo. No nosso caso, a
ideia é o conhecimento que será transmitido e o meio serão as palavras
utilizadas para isso.
2 – O EMISSOR da mensagem é o segundo componente, no caso o
palestrante, ou seja, aquele que fala.
3 – O RECEPTOR é o terceiro componente, no nosso caso, o
público. Veja que coloquei no singular: “o receptor”, porque uma palestra, uma
apresentação, é uma conversa, um bate-papo. O palestrante não estará falando
para um grupo. Estará falando para cada um do grupo, individualmente. Percebe a
diferença? Por isso devemos evitar de nos referirmos ao público no plural. Devemos
dizer “você”, não “vocês”, “o senhor, a senhora”, e não “os senhores, as senhoras”.
4 – A RESPOSTA (também conhecida como feedback) é o quarto componente. Como dissemos acima, é a via de
retorno daquilo que o palestrante transmite, revelada pela expressão de cada
ouvinte, pelas perguntas, pelos questionamentos, pela interação da plateia com
o apresentador (ou palestrante) e com a apresentação (ou palestra).
Você pode imaginar qual seja o próximo componente da
comunicação? Vamos ver se você acertou!
5 – O RUÍDO é o próximo componente. Mas, de que ruído estamos
falando? Se a apresentação for feita numa sala de reuniões, fechada e
silenciosa, poderá haver ruído? Sim, poderá haver ruído, pois esse termo não se
refere, exclusivamente ao “barulho” que o local possa apresenta, vai muito
além.
Definimos ruído tudo aquilo que interfere e atrapalha a
comunicação. Portanto, há diversos tipos de ruído. Vamos ver cada um deles?
Izidoro Blikstein, no livro “Técnicas de Comunicação Escrita”,
relaciona três tipos de ruído: o ruído físico, o psicológico e o cultural.
5.1 – RUÍDO FÍSICO. Esse é fácil! Trata-se do barulho,
propriamente dito. Um ventilador desbalanceado, o aparelho de ar condicionado,
o trânsito das proximidades, pessoas conversando no corredor, e outros que podem
ser enumerados.
Mas o ruído físico pode ser também de outro tipo, como a
temperatura desagradável do local, muito calor ou muito frio, o cansaço, alguma
deficiência auditiva, o volume de voz muito baixo, ou muito alto, equipamento
de som (caso esteja sendo usado) mal regulado ou com defeito, conversas
paralelas. Tudo isso pode ser considerado ruído físico.
5.2 – RUÍDO PSICOLÓGICO. Esse ruído pode ter início numa “primeira
impressão” ruim (por isso quisemos tratar desse assunto na postagem anterior).
Então, para evitar esse ruído, e preciso que estejamos atentos à forma como as pessoas
irão nos ver já no momento em que nos dirigirmos à frente.
Se formos falar para
diretores de uma empresa, que trabalham de termo e gravata, deveremos usar
também terno e gravata. Se formos falar para os operários da fábrica, é melhor
que estejamos de roupas menos formais. É aconselhável que, mesmo fazendo uma
apresentação ou palestra em ambiente isento de formalidade, não usemos uniforme
de time de futebol, pois a rivalidade que existe entre torcedores de diferentes
times, irá causar uma barreira, um ruído psicológico.
Pense bem: nós nos sentimos
melhor conversando com pessoas iguais a nós. O nosso público também. Então,
procuremos fazer com que ele se identifique conosco.
5.3 – RUÍDO CULTURAL. Não sei se já aconteceu com você, mas
eu já assisti a uma palestra em que o comunicador usou um vocabulário tão
rebuscado, que eu (e com certeza a grande maioria do público) saí de lá sem
entender o que ele quis transmitir. Eu perdi o meu tempo e ele também. Para
evitar o ruído cultural, temos que estar atentos para utilizar termos e
palavras que sejam de fácil compreensão. Palavras técnicas só devem ser
utilizadas para públicos que as conheçam. Palavras estrangeiras devem ser
evitadas. Caso sejam necessárias, devem ter o seu significado esclarecido. É preciso,
também, evitar palavras que possam ter duplo sentido.
Resumindo o que dissemos até aqui:
A apresentação precisa ter um começo bem preparado para
resultar numa boa primeira impressão.
Ela será uma comunicação e, portanto, será uma via de mão
dupla.
Terá por objetivo tornar comum uma ideia, por meio de uma
mensagem.
Nessa comunicação, estarão presentes o emissor, o receptor e
a mensagem. Ela sempre irá gerar uma resposta e poderá sofre a interferência
dos ruídos. O ruído físico, o cultural e o psicológico.
Por agora basta. Deixe o seu comentário, faça perguntas. Eu
terei imensa satisfação em responder.
Um grande abraço, Até a próxima postagem e fique com Deus.
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